O aprendizado ocorre numa relação interativa entre todos os participantes no ato de aprender e ensinar, num processo contínuo de formação, no qual o sujeito vai se construindo como pessoa, no desenvolvimento de suas habilidades de pensamento, na apropriação do conhecimento acumulado e no relacionamento com os demais. Para isso, o espaço escolar é o lugar em que os sujeitos podem dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes. O professor orienta a (re)construção do conhecimento, propiciando ao aluno condições de acesso a elementos novos, numa relação de diálogo e interação.
Numa educação humanizadora e cristã destaca-se o valor do ser humano como pessoa autônoma, individual, consciente e responsável. Concretiza-se numa convivência com práticas solidárias e transformadoras da realidade, oferecendo possibilidades de vivências que contribuam para a formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Para Ensino Médio, a Base Nacional Comum é composta das três áreas: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Na parte diversificada, o currículo tem Línguas Estrangeiras (Língua Inglesa e Língua Espanhola), Ensino Religioso e Conhecimentos Literários.